Pôr do Sol na Nova Zelândia

Pôr do Sol na Nova Zelândia
"Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo" O Espírito de Verdade - Paris, 1860

domingo, 6 de março de 2011

Trabalhadores da Última Hora

Queridos irmãos e irmãs,
Extraí o texto abaixo do último capítulo do livro "Espiritismo passo a passo com Kardec" de Christiano Torchi. Nele, o irmão conclui os temas abordados em seu livro, onde me chamou atenção o texto que se segue pelo seu chamamento e alerta para a oportunidade que temos nessa encarnação de nos melhorarmos, aproveitando intensamente todas as oportunidades que o Mestre nos fornece.

Capítulo 9 - Conclusão
(...)
"Em resumo, é preciso aproveitar bem a nossa sagrada oportunidade de ter reencarnado neste planeta, escola e oficina indispensável ao aperfeiçoamento do espírito.
Com muita propriedade, Kardec asseverou que fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da Humanidade e que o verdadeiro espírita é reconhecido por sua transformação moral e pelos esforços que faz para domar suas más inclinações (ESE, XVII: 4).
A fé cega está cedendo lugar à fé reciocinada. Para podermos crer de verdade, antes de tudo, precisamos compreender e sentir aquilo que devemos crer. É o convite que a Doutrina Espírita nos faz, traçando o objetivo supremo de levar o indivíduo à transformação íntima, ao burilamento interior, ao conhecimento e a conquista de si mesmo.
Somos considerados os "trabalhadores da última hora" (ESE, XX). Nesse mister, incumbe-nos conciliar nossas ocupações normais e nosso tempo, como homens do mundo, em prol da divulgação dessas Leis Divinas, ao mesmo tempo em que praticamos a caridade, com desinteresse e com abnegação  (LE, 895 e 912), sem que a mão esquerda saiba o que dá a direita (ESE, XIII).
Sendo  assim, o espírita consciente não se limita a tomar passes e a assistir a palestras na Casa Espírita. Como adverte José Herculano Pires, o Espiritismo não é uma religião de favorecimentos pessoais, não fundou nenhuma igreja e não está em nenhum templo, mas no coração daqueles que desejem sinceramente progredir e servir ao próximo.
O Espiritismo nos ensina a pensar como Espíritos imortais, levando-nos a estar no mundo sem ser do mundo! Nossa missão - de Espíritos encarnados - insiste-se, é colaborar para a transformação da sociedade, a partir de nossa própria transformação moral, ao mesmo tempo em que lutamos pela iluminação intelectual - as duas asas do progresso.
Em suma, a proposta do Espiritismo é resgatar a criatura humana pela Educação, que, bem compreendida e bem aplicada, é a chave do progresso moral (LE, 917).
O resto virá por si mesmo: "Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas".
Por isso, faz-se imprescindível pregar, acima de tudo, pelo exemplo, procurando mudar nossos hábitos, substituindo-os por outros melhores, atentos ao pensamento de anônimo poeta:

Vigiemos nossos pensamentos, porque eles se converterão em palavras.
Vigiemos nossas palavras, porque elas se transformarão em atos.
Vigiemos nossos atos, porque eles formarão os nossos hábitos.
Vigiemos nossos hábitos, porque eles moldarão o nosso caráter.
Vigiemos o nosso caráter, porque ele formará o nosso DESTINO."

Muita paz, luz e amor.
Grande abraço,
Ronaldo Sérgio

Nenhum comentário:

Postar um comentário