Pôr do Sol na Nova Zelândia

Pôr do Sol na Nova Zelândia
"Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo" O Espírito de Verdade - Paris, 1860

terça-feira, 8 de março de 2011

A Prece

Queridos irmãos e irmãs,
Extraí do livro "O pensamento de Emmanuel" de Martins Peralva o trecho abaixo sobre a prece.
Repasso para um momento de reflexão e estudo.
Capítulo 25 - Eficácia da Prece
(...) A prece outra coisa não é senão uma conversa que entretemos com Deus, nosso Pai; com Jesus, nosso Mestre e Senhor; com nossos amigos espirituais.
    É diálogo silencioso, humilde, contrito, revestido de unção e fervor, em que o filho, pequenino e imperfeito, fala com o Pai, poderoso e bom, perfeição das perfeições.
    Quando o espírita ora, sabe, por antecipação, que uma prece não opera modificações na Lei, que é imutável; altera-nos, contudo, o mundo íntimo, que se retempera, valorosamente, de modo a enfrentarmos com galhardia as provas, que se atenuam ao influxo da comunhão com o mundo espiritual superior.
    Tem assim, a prece o inefável dom de dar-nos forças para suportarmos lutas e problemas, internos e externos, de colocarmos em posição de vencermos obstáculos que, antes, pareciam irremovíveis.
    Um homem ao subir uma montanha, sente-se vencido pelo cansaço, pelo suor, pela exaustão, pela fome; para, no entanto, um pouco, alguns minutos, à sombra generosa de uma árvore, e retorna, depois, já fortalecido, a caminhada interrompida.
    A prece, como alimento espiritual, produz efeito semelhante.
(...) Anotemos, a este respeito, a advertência de Emmanuel, benfeitor de todos nós:
"A oração não suprime, de imediato, os quadros da provação, mas renova-nos o espírito, a fim de que venhamos a sublimá-los ou removê-los".
Utilizemos a prece todos os dias de nossas vidas, seja para louvar, pedir ou agradecer.
Continuemos a caminhada.
Um grande abraço,
Ronaldo Sérgio

Nenhum comentário:

Postar um comentário